Fájl:Solar eclipse of May 29-1919.ogv

Eredeti fájl(Ogg Theora videófájl, 1 min 11 s hosszú, 1 680 × 915 képpont, 10,34 Mbps, fájlméret: 87,88 MB)

Összefoglaló

Leírás
Português: Eclipse total solar ocorrido em 29 de maio de 1919, conforme simulado no programa Celestia versão 1.5.1 rodando sobre KDE 3.5.10 release 21.13.1, sistema operacional SuSe Linux 11.1.

Todo o sistema sob licença livre (GPL); e em virtude da licença livre, não há restrições quanto a direitos autorais de software.

Descrição do vídeo.

Há seis janelas no vídeo, todas temporalmente sincronizadas, contudo mostrando o mesmo evento de referenciais diferentes. No simulador Celéstia, o observador encontra-se a bordo de uma nave; e esta pode posicionar-se em qualquer ponto do espaço sideral ou através dele se mover de forma livre ou específica. À cada janela aberta atribui-se uma nave e um observador dentro dela. Os comandos atrelados à cada nave permitem que ela realize manobras tais como acompanhar a órbita de um dado astro, manter-se sempre posicionada sobre a linha que une dois astros especificados, ou mesmo entrar em órbita estacionária com um dado astro, entre outros. Utilizando-os, construiu-se o seguinte cenário retratado no vídeo:

Na janela superior direita, o observador encontra-se posicionado sobre o eixo sol – lua, com o primeiro astro sempre à suas costas e o segundo à sua frente. A terra é vista móvel, além da lua, sendo por esta eclipsada.

Na janela inferior direita, o observador encontra-se sobre o eixo terra – sol, próximo à superfície terrestre, com o primeiro astro à suas costas e o segundo à sua frente. A lua posiciona-se entre a nave e o sol, eclipsando-o. As estrelas ao redor e “atrás” do sol, na constelação de Touro, foram as fotografadas pelas equipes de astrônomos da Royal Astronomical Society a fim de se confirmar o desvio da luz pela gravidade solar, e por tal uma das previsões da Relatividade Geral de Einstein.

Na janela central superior tem-se uma situação parecida com a janela superior direita, estando a nave agora posicionada, contudo, à frente e não atrás da lua; que agora encontra-se, embora aproximadamente ainda alinhada com o sol e com a nave, às costas do observador (a nave acompanha a lua em sua órbita). A sombra da lua projeta-se aproximadamente ao longo da linha de visão, ao centro da janela, e a terra é vista entrando e saindo da sombra lunar. A sombra lunar na superfície do planeta bem como os movimentos de rotação e translação da terra podem ser acompanhados durante a transição.

Na janela central inferior tem-se a nave posicionada aproximadamente sobre o eixo terra - sol; com a lua atravessando esse eixo às costas do observador, que assim pode acompanhar a sombra do satélite na superfície terrestre bem como a rotação do planeta sobre si mesmo. A terra não traslada em relação ao observador pois a nave "segue a terra" em sua órbita.

Nas janelas laterais superior e inferior os observadores encontram-se em órbitas geoestacionárias, mantendo-se pois cada qual sempre sobre um mesmo ponto da superfície terrestre. Na janela superior o ponto de observação situa-se sobre a América do Sul, ao passo que na janela inferior o observador encontra-se sobre a África, em longitude aproximadamente 90º a leste do primeiro.

Em quaisquer janelas, as setas ou marcas amarelas informam a direção do sol; e a marca quadrada vermelha permite localizar a lua quando esta encontra-se totalmente escurecida ao observador em questão.
Dátum
Forrás A feltöltő saját munkája
Szerző Lauro Chieza de Carvalho

Licenc

Én, e mű szerzője a művemet az alábbi licenc alatt teszem közzé:
w:hu:Creative Commons
Nevezd meg! Így add tovább!
Ez a fájl a Creative Commons Nevezd meg! – Így add tovább! 3.0 Unported licenc alapján használható fel.
A következőket teheted a művel:
  • megoszthatod – szabadon másolhatod, terjesztheted, bemutathatod és előadhatod a művet
  • feldolgozhatod – származékos műveket hozhatsz létre
Az alábbi feltételekkel:
  • Nevezd meg! – A szerzőt megfelelően fel kell tüntetned, hivatkozást kell létrehoznod a licencre és jelezned kell, ha a művön változtatást hajtottál végre. Ezt bármilyen észszerű módon megteheted, kivéve oly módon, ami azt sugallná hogy a jogosult támogat téged vagy a felhasználásod körülményeit.
  • Így add tovább! – Ha megváltoztatod, átalakítod, feldolgozod ezt a művet, a közreműködésedet csak az eredetivel megegyező vagy hasonló licenc alatt terjesztheted.

Képaláírások

Adj meg egy egysoros magyarázatot arról, hogy mit mutat be ez a fájl

A fájl által ábrázolt elemek

mű tárgya

16. november 2013

Fájltörténet

Kattints egy időpontra, hogy a fájl akkori állapotát láthasd.

Dátum/időBélyegképFelbontásFeltöltőMegjegyzés
aktuális2013. november 17., 01:431 min 11 s, 1 680 × 915 (87,88 MB)Lauro Chieza de CarvalhoUser created page with UploadWizard

Az alábbi lap használja ezt a fájlt:

Globális fájlhasználat

A következő wikik használják ezt a fájlt:

Metaadatok